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Coronavírus: Alimentação balanceada e bons hábitos fortalecem sistema imunológico

Itajaí cria cartilha com orientações nutricionais para aumentar a imunidade do organismo
Data de inclusão: 06/04/2020 16:24

O isolamento social e os hábitos de higiene têm sido as principais medidas de prevenção à pandemia do coronavírus (COVID-19). Mas é preciso, também, estar atento à alimentação. Embora os alimentos não garantam a cura para o novo vírus, manter a imunidade fortalecida é uma forma de se proteger da doença. Optar por uma dieta balanceada, com o consumo de frutas e verduras, por exemplo, ajuda o organismo a se manter preparado contra infecções de modo geral.

Com a orientação de especialistas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, criou uma cartilha com orientações nutricionais para o fortalecimento do sistema imunológico, principalmente nestes tempos de coronavírus. O material, que está sendo distribuído pelas redes sociais e em outros meios, traz informações sobre alimentos saudáveis, cuidados essenciais para o corpo e a mente, além de receitas para o preparo de sucos e pratos nutritivos.

A seguir, listamos algumas das orientações nutricionais e cuidados essenciais para fortalecer a imunidade do organismo que estão presentes na cartilha:

Orientações nutricionais
- Consuma, no mínimo, três porções de frutas por dia. Cada porção equivale, em média, a uma xícara de chá;
- Dê preferência às frutas que são fontes de vitamina C, como laranja, limão, acerola, morango, goiaba, maracujá, kiwi, abacaxi e carambola;
- No preparo de caldos, molhos, arroz e sopa de vegetais, adicione especiarias como alho, cebola, aipo (salsão), gengibre, cúrcuma, orégano, manjericão, pimenta preta e vermelha e canela;
- Aumente a ingestão de zinco, incluindo nas receitas sementes de abóbora, farelo de aveia, feijão de soja, fígado, carnes vermelha, frutos do mar e, se possível, mariscos e oleaginosas (nozes, castanhas ou amêndoas);
- Inclua verduras e legumes nas refeições, almoço e jantar. Dê preferência às verduras folhosas, principalmente de cor escura, além de abóboda, batata doce, pimentão e couve-flor. A quantidade ideal por refeição é, pelo menos, 1/3 do prato.
- Consuma proteínas de origem vegetal, como feijão, ervilha, soja e grão-de-bico, e de origem animal, como carnes vermelha e branca, ovos e leite.
- Beba bastante água. Em média, dois litros por dia (10 copos);
- Pela manhã, em jejum, beba suco de um limão espremido com 20 ou 25 gotas de extrato de própolis.

Preparo dos alimentos
- Lave muito bem as mãos e prepare os alimentos em local limpo;
- Higienize frutas e verduras antes do consumo. Lave-as em água corrente, deixando por 15 minutos de molho em água clorada (uma colher de sopa de água sanitária por litro de água). Feito isto, enxague com água corrente.

Cuidados com o corpo e a mente
- Diariamente, exponha-se ao sol por 15 a 20 minutos. Este hábito melhora os níveis de vitamina D. Evite, porém, o horário das 10h às 15h;
- Durma pelo menos sete horas ao dia. O consumo de três xícaras de chá de camomila ou erva-doce favorece o sono reparador.

Saiba Mais
Baixe a cartilha Fortalecimento do Sistema Imunológico (arquivo anexo, abaixo) e veja receitas para o preparo de uma canja nutritiva e de sucos que aumentam a imunidade do organismo.

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