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Coronavírus: saiba quais alimentos podem fortalecer o sistema imunológico

Secretaria de Assistência Social vai produzir informativo para distribuição aos itajaienses
Data de inclusão: 18/03/2020 18:27

Diante da pandemia de coronavírus (COVID-19), as medidas de prevenção passam a exigir vários cuidados de saúde, como uma boa higiene das mãos e o isolamento de pacientes suspeitos. Nesse momento, uma alimentação adequada pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico das pessoas, em especial daqueles pertencentes aos grupos de risco. Vale ressaltar, todavia, que a alimentação não é capaz de impedir o contágio, mas alguns alimentos saudáveis auxiliam, por exemplo, no combate às infecções.

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Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Setor de Segurança Alimentar e Nutricional, está orientando a população quanto à alimentação adequada para o fortalecimento do sistema imunológico. As dicas, a seguir, também vão compor um informativo que será distribuído ao público:

- Consuma, no mínimo, três porções de frutas por dia. Cada porção equivale, em média, a uma xícara de chá. Dê preferência às frutas com fontes de vitamina C, como laranja, limão, acerola, morango, goiaba, tangerina, maracujá, kiwi, abacaxi e carambola;
- Adicione nas mais diversas preparações (como molhos, caldo de feijão, arroz e sopas), especiarias como alho, cebola, aipo (salsão), gengibre, cúrcuma, orégano, manjericão, canela, pimentas preta e vermelha;
- Aumente a ingestão de zinco, incluindo farelo de aveia, semente de abóbora, feijão de soja, fígado, carnes (principalmente vermelha), frutos do mar e, se possível, mariscos e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas);
- Sempre inclua verduras e legumes nas refeições. Dê preferência às verduras folhosas, principalmente de cor escura, como brócolis, além de abóbora, batata doce, pimentão e couve-flor. A quantidade ideal por refeição é, pelo menos, 1/3 do prato;
- Consuma proteínas de origem vegetal (feijão, ervilha, lentilha, soja e grão-de-bico) e de origem animal (carne vermelha e branca, ovos e leite);
- Beba bastante água, pelo menos dois litros ao dia (em média 10 copos);
- Pela manhã, em jejum, beba suco de um limão espremido com extrato de própolis (20 a 25 gotas).

Além destas orientações nutricionais, é importante lavar muito bem as mãos, preparar os alimentos em local limpo, e higienizar frutas e verduras, lavando-as com água corrente.

E não se esqueça de tomar sol, de 15 a 20 minutos por dia, mesmo que seja no quintal de casa ou na varanda do apartamento, para melhorar os níveis de vitamina D. Evite, porém, o horário entre 10h e 15h.

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