Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Exposição de brinquedos é atração no Museu Etno-arqueológico de Itajaí

Mostra gratuita ficará aberta até o final de março
Data de inclusão: 16/12/2019 16:59

O Museu Etno-arqueológico de Itajaí, no bairro Itaipava, apresenta para a comunidade uma exposição de brinquedos antigos. O acervo, oriundo de coleções particulares, destaca a diversidade dos brinquedos e brincadeiras de criança em diferentes épocas e lugares pelo mundo. A mostra, gratuita, que vai até o dia 31 de março de 2020, está aberta ao público de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Segundo a Fundação Genésio Miranda Lins, a proposta da exposição é a de trazer alguns dos brinquedos que foram ícones e marcaram a infância de diversas gerações. Entre eles, estão peças que trazem a representação dos combates bélicos, com soldados e carros da Primeira e Segunda Guerra Mundial, os conflitos coloniais, com o forte Apache, e a exploração espacial presente no modelo Playmobil.

Outro aspecto da exposição é a demonstração do desenvolvimento econômico e da circulação de bens por intermédio das ferrovias, representado pelo conhecido brinquedo Ferrorama, a organização urbana das cidades, que pode ser vista nos blocos do Pequeno Arquiteto, e os padrões sociais e estéticos presentes nas Barbies e em outras bonecas.

“Nos dias atuais, as brincadeiras estão cada vez mais diluídas pelo mundo virtual. Mas os brinquedos sempre trarão o sonho do imaginário e fantástico mundo infantil, onde as crianças constroem sua personalidade e moldam seu processo criativo para a vivência em sociedade”, destaca Eliane Cristino da Silva, diretora de museus e do Arquivo da FGML.

Quem for ao Museu Etno-arqueológico, por ocasião da exposição de brinquedos, organizada pelo servidor Marco Antônio Figueiredo Ballester Júnior, também poderá conferir o acervo arqueológico do local, proveniente de um sítio arqueológico encontrado em Bombinhas (SC), o vasto acervo etnográfico, composto de ferramentas, louças, talheres, móveis e utensílios, entre outros, além do acervo da estação ferroviária, que inclui imagens, objetos pertencentes aos funcionários da estrada de ferro e uma réplica de um trem Maria Fumaça.

Serviço:

Exposição de brinquedos antigos
Local: Museu Etno-arqueológico de Itajaí
Avenida Itaipava, 3901, bairro Itaipava; Itajaí (SC)
Data: Até 31/03/2020 – Entrada gratuita
Horário: Terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h
Outras informações: (47) 3346-5715
 

Imagens relacionadas

Exposição de brinquedos é atração no Museu Etno-arqueológico de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2020 - Município de Itajaí