Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Financiamento internacional de Itajaí é referência em toda a América Latina

Prefeito Volnei Morastoni apresentou o case municipal em evento no Rio de Janeiro
Data de inclusão: 09/08/2019 07:40

O Município de Itajaí foi um dos principais destaques do 1º Foro de Prefeitos Fonplata - Projetando Municípios Sustentáveis. O prefeito Volnei Morastoni apresentou a participantes de toda a América Latina o Programa Itajaí 2040, Moderna e Sustentável, destacando a eficiência da gestão como fator de sucesso para agilizar as etapas do financiamento internacional adquirido junto ao Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata (Fonplata). O evento internacional, que teve apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aconteceu nesta quinta-feira (08) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida da população, o Município de Itajaí celebrou em 2018 com o Fonplata o financiamento de U$ 62,5 milhões em tempo recorde: foram apenas nove meses desde a carta consulta até a assinatura do contrato - em média metade do prazo dos demais municípios que buscam o benefício.

Morastoni apresentou os principais fatores que garantiram o sucesso do acordo que já começou a garantir obras e ações de infraestrutura e urbanização da cidade. Ao todo, serão quase 30 projetos contemplando a restruturação e requalificação de vias, novas praças, calçadas, ciclovias e demais equipamentos urbanos, bem como investimentos em saneamento básico, com a implantação de galerias para combater inundações e enchentes.

“Temos um compromisso com o presente e o futuro de nosso município. Não podemos pensar só no hoje, mas também em deixar um legado para as próximas gerações. Este financiamento está nos possibilitando planejar a Itajaí de agora e do futuro, uma cidade mais moderna, sustentável e preparada para bem atender nossa população”, destaca o prefeito Morastoni.

Também presente no 1º Foro de Prefeitos Fonplata, o coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, Alcides Volpato, salientou a importância da administração municipal ter uma equipe técnica e comprometida envolvida na preparação do projeto e no gerenciamento do programa. “O nosso planejamento estratégico, bem elaborado e bem implementado, foi fundamental para superarmos as etapas do financiamento com celeridade e garantirmos esses investimentos para Itajaí”, ressalta Volpato.

Destaque internacional

Juan Notaro Fraga, presidente do Fonplata, posicionou o município como referência internacional. “Itajaí é um parceiro importante do Fonplata e seu projeto foi feito em tempo recorde. O município demonstrou bom planejamento e equipe profissional, facilitando agora a execução dos trabalhos previstos”, frisa.

Subsecretário de Financiamento ao Desenvolvimento e Mercados Internacionais do Ministério da Economia, Carlos Eduardo Lampert Costa lembrou que geralmente os projetos demoram para serem aprovados. “Itajaí foi diferente. Sua preparação foi bem rápida, em se tratando de projetos dessa natureza, que são mais complexos”, compara, lembrando que a média dos municípios para aprovação de um projeto de financiamento gira em torno de 18 meses, o dobro do tempo executado por Itajaí, que atualmente já atua nos processos de licitação e execução das obras do seu financiamento internacional.

Além de destacar o profissionalismo e a eficiência de Itajaí para a obtenção de recursos externos, o 1º Foro de Prefeitos Fonplata também tratou de necessidades e desafios financeiros, desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Imagens relacionadas

Financiamento internacional de Itajaí é referência em toda a América Latina
Financiamento internacional de Itajaí é referência em toda a América Latina
Financiamento internacional de Itajaí é referência em toda a América Latina
Financiamento internacional de Itajaí é referência em toda a América Latina
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2019 - Município de Itajaí