Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Escritório PEMI conhece plataforma de coleta de indicadores da Fecam

Ferramenta fará parte da rotina de acompanhamento de projetos do Município de Itajaí
Data de inclusão: 22/06/2018 18:25

O Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040) recebeu a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para apresentação de uma plataforma de coleta de indicadores. A equipe da entidade demonstrou o funcionamento do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (SIDEMS), na tarde de quinta-feira (21), na Prefeitura de Itajaí.

O coordenador de Desenvolvimento Regional da Fecam e idealizador do sistema, Emerson Souto, apresentou a ferramenta que possibilita avaliar e classificar o nível de desenvolvimento dos 295 municípios catarinenses. “Em 2017, o SIDEMS teve mais de um milhão de acessos”, afirmou ao explicar sobre as funcionalidades do sistema. As consultas à plataforma são disponíveis para prefeituras, universidades, imprensa e de entidades da sociedade civil organizada.

“No sistema é possível consultar gráficos, planilhas e séries históricas, permitindo o monitoramento dos diversos indicadores municipais, sendo que o propósito maior do SIDEMS é auxiliar os gestores e instituições a transportar os municípios e regiões catarinenses a patamares mais elevados de desenvolvimento”, complementa Souto.

O sistema disponibiliza informações integradas e simplificadas para subsidiar o planejamento e avaliação de políticas públicas para estimular a alocação eficaz de recursos e fomentar o controle social e transparência. Além disso, produz e disponibiliza conhecimento sobre a qualidade de vida e integra as instituições governamentais e não governamentais em um projeto de desenvolvimento regional sustentável.

O coordenador do PEMI, Alcides Volpato, destacou que trazer a Fecam para dentro do Escritório PEMI, com o propósito de apresentar este recurso para a equipe, é uma atitude que reconhece a importância daquela entidade para o efetivo desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Segundo Volpato, a equipe trabalha diariamente com base na produção, análise e sistematização de indicadores. “Com mais este suporte o apoio às secretarias, fundações e autarquias terá mais eficácia e possibilitará avanços para melhoria contínua”, completa.

____________________________
Informações adicionais:

Planejamento Estratégico do Município de Itajaí - PEMI 2040
(47) 3341-6067 

Imagens relacionadas

Escritório PEMI conhece plataforma de coleta de indicadores da Fecam
Escritório PEMI conhece plataforma de coleta de indicadores da Fecam
Escritório PEMI conhece plataforma de coleta de indicadores da Fecam
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Rua Alberto Werner, 100
Bairro: Vila Operária
Itajaí (SC)
CEP: 88304-900
(47) 3341 6000
08h às 19h de segunda a sexta-feira
13h às 19h de segunda a sexta-feira
Todos os direitos reservados © 2018 - Município de Itajaí