Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
15,67 ° C

Notícias

Comunidade do Limoeiro celebra 100 anos da devoção a São Sebastião

Prefeito Volnei Morastoni participou da missa e corte do bolo
Data de inclusão: 11/02/2018 19:02

A capela de São Sebastião ficou pequena para acolher todos os devotos na celebração dos 100 anos da comunidade católica no Limoeiro. Fiéis da comunidade local e também de outras partes de Itajaí e Brusque ocuparam a igreja e o pátio para a missa em honra ao padroeiro na manhã deste domingo (11). Entre eles, estiveram o prefeito Volnei e a esposa Nausicaa Morastoni.

A missa foi presidida pelo padre José Henrique Gazaniga, pároco da Paróquia Santa Teresinha em Brusque, da qual faz parte a comunidade São Sebastião no Limoeiro, e contou com a presença de diáconos e padres. Durante a homilia, padre José Henrique ressaltou a presença e atuação do prefeito de Itajaí. “O prefeito Volnei tem uma sensibilidade, desde o seu primeiro mandato, em incentivar e contribuir com as comunidades católicas”.

Antes do fim da celebração, Volnei Morastoni agradeceu as palavras do padre e exaltou as características que marcam o bairro no Município de Itajaí. “Nosso Limoeiro é quem está mais longe do centro. Quero saudar e parabenizar a comunidade, embora sendo a mais distante, tem sua grande importância e contribuição”. O prefeito também lembrou do protagonismo da população ao classificar o povo do Limoeiro como uma comunidade batalhadora.

Padre Gazaniga avaliou os festejos como uma oportunidade de renovação. “Que esta celebração do centenário dessa comunidade seja um avivamento de nossa fé”, concluiu. Depois da missa, os festejos continuaram na rua com almoço, churrasco, roleta e música.

No início da tarde, padre José Henrique Gazaniga e o prefeito Volnei Morastoni cortaram a primeira fatia do bolo dos 100 anos da comunidade São Sebastião. Decorado com a foto do santo mártir e a frase bíblica “de graça recebestes, de graça dai”, as fatias do bolo foram distribuídas para toda a comunidade.

Católicos de Itajaí em festa
A atual capela de São Sebastião no Limoeiro, vista por quem passa pela Rodovia Antonio Heil no alto da escadaria, também completa 60 de construção em 2018. O templo substituiu a primeira capela em honra ao santo, construída em 1918 pelos imigrantes italianos. Da comunidade centenária, surgiram outras duas capelas: Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Planalto, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também no Limoeiro.

Não só a comunidade rural está em festa, porque os católicos de Itajaí comemoram no início deste ano o cinquentenário de criação de quatro paróquias. Nos dias 11, 18 e 25 de fevereiro e 3 de março de 1968, Dom Afonso Niehues, criou, nesta ordem, as paróquias Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda; São Cristóvão, no Cordeiros; São João Batista, no São João; e São João Bosco, no Dom Bosco.

Para celebrar com toda cidade, as paróquias irão realizar um evento conjunto do Jubileu no dia 17 de março, no Centreventos de Itajaí, a partir das 18h. Haverá missa presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck, e show com o cantor católico Thiago Brado. 

Imagens relacionadas

Comunidade do Limoeiro celebra 100 anos da devoção a São Sebastião
Comunidade do Limoeiro celebra 100 anos da devoção a São Sebastião
Comunidade do Limoeiro celebra 100 anos da devoção a São Sebastião
Comunidade do Limoeiro celebra 100 anos da devoção a São Sebastião
Comunidade do Limoeiro celebra 100 anos da devoção a São Sebastião
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Rua Alberto Werner, 100
Bairro: Vila Operária
Itajaí (SC)
CEP: 88304-900
(47) 3341 6000
08h às 18h de segunda a sexta-feira
08h ao meio-dia e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira
Todos os direitos reservados © 2018 - Município de Itajaí