Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
18,89 ° C

Notícias

Evento marca Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

Data de inclusão: 18/05/2017 09:28

A Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (Secaj) promove nessa quinta-feira (18) um evento de conscientização referente ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontece a partir das 14h no Parque Dom Bosco, localizado na Rua Brusque, 1333.

O público-alvo são crianças e adolescentes atendidos no Parque. Após a abertura com a Secaj, ocorrerá uma atividade dinâmica com o Conselho Tutelar. Em seguida, o Instituto Crescer apresentará uma peça teatral.

A programação ainda prevê uma atividade dinâmica realizada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e apresentação de dança com o grupo do Parque Dom Bosco.

Entenda

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
(Fonte: Fundação Abrinq)

_______________________

Informações Adicionais

Secaj

(47) 3346-9342

Imagens relacionadas

Evento marca Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017 - Município de Itajaí