Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
27,44 ° C

Notícias

Município estuda criação do Botão do Pânico

Projeto auxilia no atendimento da violência doméstica contra a mulher
Data de inclusão: 08/03/2017 19:01

O Dia Internacional da Mulher é o momento para recordar a luta feminina pela igualdade de gêneros. Apesar das grandes conquistas na busca por direitos, as estatísticas ainda apresentam um cenário assustador em relação à violência doméstica contra mulheres. Com o intuito de ampliar e melhorar o atendimento às vítimas de violência doméstica na cidade, o Município de Itajaí estuda a criação do “Botão do Pânico”.

A proposta da implantação do botão foi realizada pelo vereador Fabrício Marinho e tem como exemplo a cidade de Vitória, no Espírito Santo. O projeto Botão do Pânico é voltado para as mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva deferido pela Justiça. As mulheres recebem o aparelho e podem acioná-lo toda vez que se sentirem ameaçadas pelo agressor. O sinal é recebido por uma Central, com as coordenadas de onde a mulher se encontra, e viaturas são encaminhas para atendimento da vítima.

“A violência doméstica, nas suas manifestações física, sexual e psicológica, é um problema social e impede que as mulheres tenham acesso aos seus direitos como cidadãs. Nós, como Governo, temos a responsabilidade de auxiliar na garantia de que toda mulher tenha proteção em casos de violência.”, explicou o Chefe de Gabinete, Celso Goulart.

De acordo com dados da Polícia Militar de Santa Catarina, nos últimos 12 meses, 41.940 mulheres foram vítimas de alguma forma de agressão física, uma média de 116,5 agressões por dia. Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseado no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (artigo 5º da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha).

_________________________

Informações Adicionais

Chefe de Gabinete (Celso Goulart)

(47) 3341-6001

Secretaria de Comunicação

Tamara Belizario

(47) 3341-6150

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017 - Município de Itajaí