Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
23,06 ° C

Educação em Tempo Integral

Educação em Tempo Integral

Mais de 10 mil crianças da Rede Municipal de Ensino participam de Programas de Contraturno oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, em período contrário ao das aulas regulares, a escola de tempo integral. 

Ao todo são quatro Programas de Contraturno voltados para o Ensino Fundamental que atende alunos de 6 a 14 anos de idade. São eles, Núcleos Educacionais de Contraturno, Programa Mais Educação, Jornada Ampliada e Classe de Apoio Pedagógico. A Educação em Tempo Integral tem por finalidade contribuir para a melhoria do processo da aprendizagem, ampliando o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, ofertando as diferentes atividades extracurriculares.

A Rede Municipal conta com sete Núcleos Educacionais de Contraturno (NEC’s) que atualmente atendem 995 crianças. Nestes locais mantidos pelo Município, os educandos recebem aulas de Informática, Dança, Capoeira, Atividades Esportivas, Oficinas de Língua Portuguesa, Matemática e Artes, totalmente gratuitas.

Já o Programa Mais Educação, financiado pelo Governo Federal, abrange 10 Escolas do município que possuem baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Programa oferta aulas de Letramento, Matemática, Fanfarra, Dança, Meio Ambiente, Recreação, além de Práticas Esportivas.
Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino contam também com uma sala de aula destinada a CAP (Classe de Apoio Pedagógico) para crianças com dificuldade de aprendizagem. Hoje, são mais de mil atendimentos. Leituras, jogos, parlendas, quadrinhas e brincadeiras em geral são algumas das atividades desenvolvidas. 

Programa Jornada Ampliada que acontece graças a convênios firmados entre a Prefeitura e entidades interessadas. Cerca de 480 crianças participam das atividades de ginástica olímpica, remo e judô. Além de incentivo a prática esportiva, o Programa visa, também, encontrar atletas e talentos.
A Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo transporte e alimentação de todos os educandos que participam destas atividades de Contraturno. 
Além de todas essas ações voltadas para o Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Itajaí possui 51 Centros de Educação Infantil que atendem 6.486 crianças de 0 a 6 anos de idade em período integral, das 7h às 19h.

                      

                          

 

Itajaí agora:
Inauguração Centro Educacional Pedro Rizzi
Merenda Escolar
Projeto Filho de Peixe é
Entrega Uniformes de Inverno

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017 - Município de Itajaí