Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
16,89 ° C

Brasão

Você está em: Página Inicial > Cidade > Símbolos > Brasão

Brasão


Download do brasão em formato Corel Draw (.cdr)


As atuais Armas do Município de Itajaí se constituem do seguinte:

Escudo Português em Azul - O escudo evoca a origem da nossa raça, para cuja formação contribui o português como elemento étnico principal, em azul a lembrar ainda de nossa situação geográfica próxima ao mar.

Faixeta Ondeada Atravessante - Uma faixa ondeada na cor prata atravessa o escudo, no sentido horizontal, lembrando a presença do rio Itajaí-Açu, donde vem o nome Itajaí e toda a nossa riqueza.

Âncora em Ouro - A âncora na cor ouro, colocada no escudo azul por baixo da faixeta, evoca a situação de cidade portuária e próspera, já que ouro significa sempre riqueza, prosperidade. A âncora é o instrumento naval para que o navio seja fundeado.

Chefe do Último, em Prata, com Cruz Recruzetada - Chama-se Chefe do Último a parte superior do escudo. No brasão de Itajaí ele é de cor prata e carregado com uma cruz cruzada nos pontos ou recruzada. A cruz lembra as nossas tradições cristãs que vêm desde os primórdios da colonização do nosso município.

Coroa Mural de Ouro forrada de Vermelho e com Quatro Torres - A coroa mural de ouro com quatro torres é a sede de um município. Por dentro, esta coroa, colocada na parte superior do escudo, deve ser forrada de vermelho. Completa ainda o brasão de armas municipais uma faixa ou listel em azul, posta em baixo do escudo com o dístico "Itajaí", nome oficial do nosso município.

Obs.: De conformidade com a Lei nº 1.200, de 21 de Dezembro de 1972.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017 - Município de Itajaí